Formação de Holding Familiar
Holding familiar é um instrumento utilizado para proteger o patrimônio e, igualmente, organizar o planejamento sucessório.
Deste modo a pessoa principal, ainda em vida, prepara a partilha dos bens, especialmente em relação à estrutura empresarial, constituindo um CNPJ para cuidar de cada CPF da família, objetivando proteger o patrimônio deste núcleo familiar, durante gerações.
Em suma, a holding (CNPJ) é quem administra os negócios para uma determinada sociedade, constituída por sócios familiares, com o objetivo de defender os interesses da família, viabilizando a preservação do patrimônio e, até mesmo, a divisão dos bens em um processo sucessório.
Vantagens de se formar uma Holding Familiar
-
preservação dos recursos ao longo dos anos;
-
definição mais assertiva das operações, gerando menores custos, maior agilidade nos negócios e, consequentemente, maior lucratividade;
-
aumento do patrimônio familiar a médio e longo prazos, já que os herdeiros atuais irão dar origem a outros herdeiros e assim por diante;
-
organização financeira ao longo de gerações;
-
planejamento e economia tributária pois, por se tratar de uma pessoa jurídica, os impostos serão diferenciados;
-
Observação: não existe nenhuma ilegalidade ou irregularidade em efetuar uma organização tributária em torno de uma pessoa jurídica que, inclusive, é constituída dentro de todos os moldes da ética e da lei.
-
-
maior rapidez nos processos de sucessão dos negócios da família;
-
centralização dos métodos que irão gerir os bens familiares, evitando-se que, por exemplo, divórcios e demais litígios afetem diretamente os negócios.
Como formar uma holding familiar?
Aqui na Andrade Junior Advogados Associados, você poderá conversar com os nossos advogados especialistas, para entender qual a melhor opção para você e família.
Para isso, basta clicar no link de WhatsApp ou de Contato abaixo, que iremos te atender em seguida: